Xtremebody
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Xtremebody

Forum dedicado ao fitness e musculação
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Nem tudo o que é integral é bom!

Ir para baixo 
AutorMensagem
romao
Admin
romao


Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2008
Idade : 43

Nem tudo o que é integral é bom! Empty
MensagemAssunto: Nem tudo o que é integral é bom!   Nem tudo o que é integral é bom! Icon_minitimeSex Mar 28, 2008 3:40 pm

Pior do que achar que os produtos integrais não engordam e que podem ser consumidos indiscriminadamente, é achar que até emagrecem. E estas crenças contribuem para o aumento do peso de milhares de adeptos!

A falsa ideia de que o pão engorda, aliada ao facto de se saber que a fibra é essencial ao bom funcionamento intestinal e dá uma sensação de saciedade, é utilizada pela maior parte dos fabricantes de bolachas e de outros produtos derivados dos cereais, de forma abusiva e enganadora.

São inúmeras as embalagens de bolachas com grandes títulos a enfatizar a presença de fibra, com a palavra “integral” destacada, como que a prometer “comam bolachas e sejam magros”!!

Mas o que os fabricantes não dizem é que, para além da fibra (que nem sempre é tanta assim), as bolachas são riquíssimas em gorduras vegetais hidrogenadas e em açúcar (também chamado de açúcar amarelo, açúcar invertido, xarope de glucose, frutose, etc.).

De que são feitas as bolachas?

Vamos analisar o rótulo de umas “bolachas integrais com maçã”, quer em relação à lista de ingredientes, quer em relação à informação nutricional. De referir que este é apenas um exemplo, mas as diferenças entre as várias marcas são mínimas.

Na lista de ingredientes encontramos, por ordem decrescente, os ingredientes que serviram de base para fabricar as bolachas:

* Farinha de trigo integral
* Gordura vegetal hidrogenada (o 2º ingrediente, ou seja, o que aparece em maior quantidade logo após a farinha)
* Farinha de trigo enriquecida (em vitaminas e minerais)
* Açúcar amarelo
* Açúcar invertido
* Sumo de maçã em pó (1,3%, ou seja, uma quantidade ínfima)
* Leite em pó magro
* Fibra alimentar (inulina)
* Levedantes (hidrogenocarbonato de cálcio e de amónio)
* Sal
* Aroma idêntico ao natural

O que lhe oferecem as bolachas, para além da fibra?

Vamos analisar nutricionalmente 100g dessas bolachinhas.

Imagine que, ao longo do dia, come 1/3 do pacote destas bolachas (aproximadamente 100g), o que não é difícil de acontecer!

Pois bem, nessa quantidade de bolachas (100g) existem 479 calorias.

Se está a fazer uma dieta de 2000 calorias, por exemplo, veja o que representam estas bolachas. São quase ¼ das calorias que pode comer ao longo do dia, e ainda deve contabilizar os lacticínios, a fruta, a carne/peixe, arroz/massa, legumes,...

Para ingerir essa quantidade de calorias teria que comer mais de 4 carcaças simples. Uma carcaça pesa 45g e tem cerca de 110 calorias.

Após comer 100g de bolachas terá ingerido 2g de fibra, o que é muito pouco, tendo em conta a recomendação de consumo de 20-35g de fibra diariamente. Se precisássemos das bolachas integrais para obter a fibra recomendada teríamos que comer alguns pacotes por dia...e a que preço, para a carteira e para a saúde!

Outras marcas apresentam teores de fibra, por 100g, maiores (até 6-8g), mas a quantidade de gorduras e, em alguns casos, de açúcar, que essa fibra arrasta não justifica que se comam bolachas para obtenção de fibra.

Uma alimentação que contenha fruta, legumes e vegetais, sopa, pão de mistura ou integral e/ou cereais prontos a consumir com fibras e leguminosas, fornecerá a quantidade de fibra necessária ao seu corpo.

Ao analisar o rótulo das bolachas vemos que têm 22,2g de gordura por cada 100g de produto. Ora veja só que o pão, se não lhe adicionar manteiga, margarina ou outro alimento qualquer, possui menos de 2g de gordura. Isto só vem provar que não é o pão que engorda, mas sim os alimentos que o acompanham.

E com isto não pretendo dizer que não deve comer bolachas pois se o fizer com conta, peso e medida, não terá qualquer problema. Lembre-se apenas que não são tão leves como parecem (pelo menos em termos de calorias) e que, dada a facilidade com que se comem, podem ser uma armadilha para a linha.

E uma coisa é gostar das ditas bolachas, outra coisa é achar que são melhores que o pão. Isso, nunca!
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.romaodesign.com.sapo.pt
 
Nem tudo o que é integral é bom!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Xtremebody :: Alimentação :: Alimentação-
Ir para: