Xtremebody
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Xtremebody

Forum dedicado ao fitness e musculação
 
InícioInício  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Alimentação nas férias

Ir para baixo 
AutorMensagem
romao
Admin
romao


Mensagens : 13
Data de inscrição : 28/03/2008
Idade : 43

Alimentação nas férias Empty
MensagemAssunto: Alimentação nas férias   Alimentação nas férias Icon_minitimeSex Mar 28, 2008 3:31 pm

Nutrição Geral - Alimentação Equilibrada

Alimentação em tempo de férias

Em férias, regra geral, os horários das refeições são diferentes, bem como o seu conteúdo. Veja como adapta-las da melhor forma aos dias de descanso.

Comer fora de vez em quando é um programa que ninguém dispensa. Não há nada de mal em exagerar um pouco de vez em quando, desde que os excessos de uma refeição sejam corrigidos mais tarde. Nos restaurantes, os pratos dão água na boca, são bem decorados e com um sabor delicioso, mas, na maioria das vezes, são ricos em calorias e gorduras saturadas e pobres em fibras. O segredo para fugir das tentações, mesmo fora de casa, está na escolha do menu.

Como escolher pratos mais nutritivos e equilibrados?

Não precisa abrir mão dos seus pratos favoritos ou comer só saladas. Antes de pedir, examine com atenção o que o menu tem para lhe oferecer. Basta evitar comidas ricas em gorduras: bife frito ou peixe frito, molhos de manteiga e/ou natas, manteiga no pão, queijos gordos e carnes gordas são ricas em gorduras saturadas e devem ser evitados, ou consumidos apenas ocasionalmente.

Alimentos cozidos no vapor, grelhados ou estufados são uma boa escolha para o prato principal. Os amidos presentes em alimentos como o pão, massas, arroz, batatas e leguminosas fornecem nutrientes e fibras, e devem acompanhar a refeição. Complemente com saladas e legumes, mas não faça destes o seu único acompanhamento.

Para a sobremesa, prefira frutas frescas, gelados de frutas e iogurtes. São leves e saborosos.

No entanto, caso abuse num dia, no dia seguinte, coma algo mais leve. Assim acaba por equilibrar a sua dieta.

Onde ir?

O crescente interesse das pessoas por dietas e nutrição tem colaborado para que muitos restaurantes se interessem por servir pratos com baixo teor de gordura. Alguns já apresentam um menu diário especial, mais leve. Outros especializam-se em comida vegetariana, dando preferência às saladas, e utilizando alternativas à carne, por exemplo.

Nos “self-services”, preferência de muitas pessoas que fazem as refeições fora de casa, a vantagem, além dos preços mais acessíveis, é a possibilidade de ver todas as opções de pratos. Assim você escolhe melhor.

O que evitar?

* Molhos cremosos de natas, maionese e condimentados
* Pele de aves
* Cortes de carne gordos
* Frituras
* Sobremesas ricas em calorias, com chantilly, calda de açúcar ou chocolate, etc.
* Bolos recheados e doces folhados
* Bebidas alcoólicas (ricas em calorias)
* Refrigerantes

Dicas:

* Para comer menos, pergunte ao empregado se é possível pedir meia dose. Caso não seja possível, divida o prato principal com outra pessoa.
* Se a sua opção for sopa, prefira aquelas que não sejam ricas em gordura.
* Certifique-se de que os legumes que pediu não são preparados com manteiga, mas sim cozidos e, no máximo, salteados com alho e azeite. Peça a salada sem tempero e tempere-a no prato com um fio de azeite, vinagre ou limão e sal.
* Para reduzir o consumo de gordura, peça sempre alimentos grelhados (peça que não coloquem manteiga derretida em cima!), cozidos, estufados, caldeiradas de peixe, etc.
* Se todas as sobremesas do menu forem ricas em gordura e açúcar, peça simplesmente uma fruta.
* Escolha água ou refrigerantes com baixas calorias (ligth).

SANDUÍCHES:

Prefira pães com recheios magros (como peito de peru ou frango, atum em água- sem maionese, claro -, queijo fresco ou outro magro, e complete com salada.

BEBIDAS

Use a criatividade e prepare sumos variados como: ananás com hortelã, melancia com limão, laranja com morango, melão com pêssego, etc. Invista também na água e nos chás gelados.

SOBREMESAS

Em vez de gelado de chocolate e natas, etc. prefira os sabores de frutas com morango, tangerina, frutos silvestres, ananás, entre outros, e dispense as coberturas e acompanhamentos extras.

A salada de frutas também é uma boa opção. Para deixa-la mais atraente, acrescente iogurte no lugar do chantilly.

A gelatina também constitui uma boa alternativa para quando tem vontade de algo doce.

PETISCOS

No lugar de salgadinhos fritos, batatas fritas e afins, opte por caracóis, amêijoas, conquilhas, percebes, camarão cozidos, salada de polvo, etc.

CARNES

Aproveite o verão para abusar do peixe. Ao invés de prepara-los fritos ou panados, prepare receitas assadas ou cozidas, grelhadas, etc., que são muito saborosas e pouco calóricas.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.romaodesign.com.sapo.pt
 
Alimentação nas férias
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Xtremebody :: Alimentação :: Alimentação-
Ir para: